Uso de dados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Concordo

Obras de requalificação da Barra serão iniciadas na próxima semana

25 sep 13

Alterações no tráfego de veículos da região já foram anunciadas


Depois da Ribeira e da Boca do Rio, agora é a vez da região da Barra passar por uma intensa intervenção, dentro do projeto de requalificação da Orla promovido pela Prefeitura do Salvador. Empresa vencedora da licitação, a Odebrecht está responsável pela elaboração do projeto básico e executivo, além  da execução das obras, previstas para serem finalizadas no primeiro semestre de 2014. O resultado foi  publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de anteontem e o valor total da intervenção é de R$57.705.106. Uma das novidades do projeto é a implantação do piso compartilhado para veículos e pedestres, feito em concreto e com modelo intertravado usando toda a largura da rua, com dutos subterrâneos de serviços. Está prevista no espaço a definição de faixas compartilhadas para bicicletas, caminhadas e para pessoas com dificuldades de locomoção (piso tátil),além da implantação de bancos em todo o trecho, rampas de acesso à praia, quiosques para informações turísticas e para comércio de coco e acarajé, sanitários públicos e posto salva-vidas. Além disso, a região da Barra vai ganhar novo paisagismo, iluminação cênica, sinalização visual e turística. O modelo, que já existe em cidades dos EUA e da Europa, terá velocidade dos veículos de apenas 20 quilômetros por hora. Os recursos são do governo federal, através do Prodetur, e da Prefeitura.


 Já no próximo sábado, serão feitas as alterações no trânsito e no itinerário de 76 linhas de ônibus em função das obras, a serem realizadas no trecho da Avenida Oceânica (Orla) entre as esquinas das ruas Barão de Itapuã e Professor Lemos de Brito. O fluxo desde a Ladeira da Barra, pela Orla, até a Rua Barão de Itapuã permanece em mão dupla. A partir deste ponto somente haverá o sentido Farol da Barra, seguindo até o Barracenter pela Marques de Leão. Deste local até o bairro do Rio Vermelho, a mão dupla volta ao normal na Orla. As ruas Marquês de Caravelas e Afonso Celso poderão ser acessadas via Orla, próximo ao Cristo da Barra, tendo ambas sentido único. O tráfego na Princesa Isabel não terá o sentido alterado. Para viabilizar a intervenção civil, o trabalho de operários e a circulação de equipamentos, a Rua Barão de Itapuã terá sentido invertido, servindo somente à saída do fluxo de veículos. Não será mais possível acessá-la pela Orla para chegar à Associação Atlética ou à Rua Marquês de Caravelas, por exemplo. A Rua Alameda Marques de Leão continua com tráfego no sentido Farol da Barra – Shopping Barra, sendo agora possível seguir até a Travessa Francisco Otaviano e a Rua Miguel Burnier. A Rua Professor Afonso Celso passa a ter sentido único de tráfego, em direção à Orla.


Os coletivos que circulam pelo trecho em obras da Avenida Oceânica, entre as esquinas das ruas Barão de Itapuã e Professor Lemos de Brito, terão suas rotas modificadas, sendo adequadas à nova proposta viária para o bairro. Como o bloqueio vai impor também alterações no sentido de tráfego, alguns pontos de ônibus serão relocados, como os das ruas Marquês de Caravelas e Barão de Itapuã, que passarão para o outro lado da via. Além disso, será criado um novo ponto na Avenida Princesa Isabel, perto do Porto da Barra. As paradas de ônibus entre o Farol e a Rua Barão de Itapuã serão extintas nos dois sentidos da orla. Os pontos da Rua Marques de Leão, Alameda Antunes e Praguer Fróes não sofrerão alterações. As linhas provenientes da Ladeira da Barra e Avenida Princesa Isabel com destino à Avenida Oceânica ou à Rua Barão de Itapuã farão o seguinte itinerário: Ladeira da Barra, Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Miguel Burnier, Rua Airosa Galvão, Avenida Oceânica. Já os ônibus que partem da Avenida Oceânica com destino à Ladeira da Barra seguirão pela Avenida Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes, Avenida Princesa Izabel e Ladeira da Barra. As linhas que seguem pela Avenida Oceânica com destino à Rua Barão de Itapuã (Associação Atlética) e Avenida Centenário passarão pela Avenida Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Rua Barão de Itapuã, Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Miguel Burnier e Avenida Centenário.


Os ônibus que saem da Avenida Oceânica em direção à Rua Barão de Itapuã (Associação Atlética) e Avenida Princesa Isabel farão o seguinte itinerário: Avenida Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes e Avenida Princesa Isabel. As linhas que circulam pela Avenida Princesa Isabel com destino à Rua Miguel Bournier e Avenida Centenário terão como itinerário a Avenida Princesa Isabel, Rua Praguer Fróes, Rua Barão de Itapuã, Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Miguel Burnier, Avenida Centenário. Por fim, as linhas que trafegam pela Avenida Oceânica com destino à Rua Marques de Leão seguirão pela Rua Marquês de Caravelas, Rua Barão de Itapuã, Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Miguel Burnier, Avenida Centenário. A listagem completa dos ônibus com itinerário alterado pode ser acessada no site www.transalvador.salvador.ba.gov.br.


O projeto total de revitalização da Orla de Salvador, orçado em aproximadamente R$111 milhões, prevê implantação de 50 mil m² de novas calçadas, 16 mil m² de espaço compartilhado entre pedestres e carros, seis quilômetros de ciclovias, dez qui lômetros com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes. As intervenções devem ser concluídas até maio de 2014, antes do início da Copa do Mundo, e foram divididas em nove trechos: São Thomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio, Piatã e Itapuã. Os recursos já estão assegurados. (Fonte: Diário Oficial do Município)


transito barra

Tags: