Uso de dados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Concordo

Programa Verde Perto disponibiliza novos espaços

02 sep 13

As 60 praças e largos a serem adotados foram divulgados nos dias 21 e 22 no DOM


Criado em março deste ano pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis), através do Decreto nº 23.820/2013, o Programa Verde Perto já promoveu a adoção de cinco praças de Salvador, inclusive do Campo Grande, e mais sete já estão em fase de finalização do processo. Ainda há outras 60 praças e largos para serem adotados, de acordo com chamamentos publicados pela Secis nos últimos dias 21 e 22, no Diário Oficial do Município. O secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, explica que o Programa Verde Perto envolve a adoção de espaços e equipamentos públicos por pessoas, empresas e as sociações. “Elas podem, de forma oficial, efetivar parceria, no sentido de trabalhar junto com o poder público para manter e cuidar dos espaços. Podem ser adotados não só praças, mas também árvores, um canteiro e um monumento”, diz o secretário. O Largo do Campo Grande – ou Praça Dois de Julho – foi adotado pela empresa Impacto Outdoor e sua obra de recuperação já está em fase final. O mesmo ocorre com a Praça Dr. Paterson (Largo da Graça), cujo adotante é o Hospital Português. Já as praças Vinicius de Moraes (Itapuã), Mirante dos Aflitos (centro), Padre Anchieta e o canteiro da Avenida Luís Viana (Itapuã) foram adotados, respectivamente, pelo Hotel Mar Brasil, pela TV do Mar Empreendimentos Culturais, pelo Colégio Anchieta e pelo Auto Shopping Itapuã. Estão em fase de finalização de adoção a Praça da Revolução, em Periperi, que vai contar com apoio da Torre Empreendimentos, as praças na Rua Machado Neto, na Pituba, e da Lagoa do Stiep, apadrinhadas pela Construtora André Guimarães. E ainda as praças da Rua Oswaldo Valente, no Itaigara, que passará a ser cuidada pelo Colégio Sartre COC, a da Rua Silvio Valente, adotada pela Associação dos Moradores do Itaigara, o canteiro da Av. ACM – Iguatemi, sob a atenção do McDonald’s, e a área verde da Rua Clarival Prado Valadares, cujo adotante é o Shopping Iguatemi.


NOVOS CHAMAMENTOS


Na última semana, a Secis divulgou chamamento público para adoção de mais 60 espaços. O Largo do Campo Grande completa mais uma vez a lista, agora para garantir um parceiro que colabore com sua manutenção. Constam também da lista as praças da Piedade e da Sé, ale da Marechal Deodoro e Cayru, ambas no Comércio, além do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, da Rótula da Avenida Edgard Santos, em Narandiba, e o canteiro da Rua do Farol de Itapuã, entre outras. Para fazer a adoção, a pessoa ou organismo interessado define, em conjunto com a Comissão Verde Perto, o tipo de intervenção que gostaria de empreender no espaço adotado: manutenção e instalação de benfeitorias, reforma, construção, entre outros. O adotante poderá instalar placas alusivas à adoção e outras de caráter educativo. No site do Programa Verde Perto (www.verdeperto.salvador.ba.gov.br), o interessado pode acessar a lista de espaços disponíveis para adoção. Ele pode também entrar em contato com a Diretoria de Áreas Verdes da secretaria, localizada no Parque da Cidade. O telefone é (71) 3355-0314.


Fonte: Diário Oficial do Município

Tags: